top of page

ALERTA! Em menos de 24h surgem os primeiros golpes ao Programa Desenrola Brasil.


Em menos de 24 horas após o lançamento do programa Desenrola Brasil, voltado para a renegociação de dívidas, diversos golpes começaram a surgir, representando uma ameaça para os cidadãos. Os esquemas criminosos, principalmente baseados em sites falsos, têm como objetivo roubar dados pessoais e dinheiro dos brasileiros, usando táticas como envio de e-mails, SMSs e até mesmo pelo aplicativo WhatsApp.


O programa de alcance nacional, que visa beneficiar até 70 milhões de pessoas, também vem sendo fraudado por meio de anúncios no Google e Facebook, assim como em grupos de redes sociais. As propagandas falsas utilizam até reportagens de veículos de imprensa para dar aparência de legitimidade. Um despacho publicado ontem (26) no Diário Oficial da União determinou um prazo de 24 horas para as empresas removerem o conteúdo indevido e 48 horas para retirar do ar qualquer publicidade relacionada ao Programa que seja ilegítima. O não cumprimento dessas medidas pode resultar em multa diária de R$ 150 mil para as plataformas.


Devido à proliferação desses golpes, o próprio Ministério da Fazenda emitiu um alerta enfatizando que os links enviados para renegociação de dívidas e acesso ao programa são sempre falsos.

Para evitar cair nesses golpes, é essencial ignorar solicitações recebidas por mensagem de texto, e-mail, aplicativos de comunicação ou redes sociais. Além disso, é recomendado não clicar em links patrocinados em sites de busca e, em vez disso, acessar diretamente o domínio oficial do governo federal, digitando o endereço na barra do navegador do computador ou celular.


Em caso de dúvidas, é indicado que os cidadãos busquem os canais oficiais de atendimento dos bancos ou instituições com as quais possuem dívidas. FIQUE ATENTO! Evite realizar transações via Pix ou pagar boletos que prometam limpar o nome, ofereçam condições especiais de financiamento ou supostas taxas para acesso ao programa Desenrola Brasil.


A conscientização é a chave para se proteger desses golpes e garantir a segurança das informações.

Comentarios


bottom of page