top of page

Governo relança guias operacionais de Segurança da Informação



Quinze publicações foram revisadas e atualizadas para serem utilizadas pelos cerca de 250 órgãos do SISP


Para fortalecer a Privacidade e a Segurança da Informação nos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulga, nesta segunda-feira (12/6), a nova versão dos guias operacionais e templates no âmbito do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI). Ao todo, são 15 publicações revisadas que poderão ser utilizadas pelos cerca de 250 órgãos que fazem parte do SISP.


“O nosso objetivo é contribuir para aumentar a maturidade e resiliência dessas entidades públicas no tema. Esta é uma iniciativa para simplificar e auxiliar o trabalho dos gestores do SISP”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Segundo o secretário, esta é uma medida para possibilitar também que os órgãos e entidades federais possam agir de modo proativo e preventivo.


Dentre os aspectos revisados pelos técnicos da Secretaria de Governo Digital (SGD), vale destacar que em cada Guia operacional são apresentados os controles e medidas que auxiliam na implementação do Framework de Privacidade e Segurança da Informação. As publicações revisadas propõem às instituições públicas diretrizes para auxiliar a identificação, acompanhamento e preenchimento de lacunas de privacidade e também de segurança que podem existir no órgão público.


PPSI


Instituído pela Portaria n° 852/2023, o PPSI é constituído por um conjunto de ações em privacidade e segurança da informação. São desenvolvidas iniciativas dentro do escopo das áreas de governança, pessoas, metodologia, tecnologia e gestão de maturidade, implementadas de forma concomitante e incremental.


Acesse os Guias operacionais e templates revisados e atualizados no Portal de Governo Digital:


FONTE: www.gov.br




bottom of page