top of page

Cartilha do Governo Federal Orienta Sobre Governança de Dados do Poder Executivo.

Publicação é voltada a servidores responsáveis pela gestão de dados do governo federal.



A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia realizou, dia 14/12/2022, a 1ª Reunião do Fórum de Governança de Dados. Durante o encontro virtual, voltado para servidores públicos, foi lançado o primeiro volume da Cartilha de Governança de Dados do Poder Executivo Federal, com orientações iniciais que objetivam estabelecer políticas e diretrizes para aprimorar a oferta de serviços integrados.


Nessa primeira reunião, gestores e curadores de dados puderam trocar experiências referentes ao processo de transformação digital no setor público e à importância da implementação de um programa de governança de dados.



Conteúdo da cartilha

A Cartilha de Governança de Dados faz parte de uma série de cinco volumes, com assuntos que visam contribuir para fortalecer a cultura de dados em instituições federais. O primeiro volume traz conceitos introdutórios sobre governança de dados, benefícios desse modelo, riscos envolvidos e um glossário de termos técnicos para o Poder Executivo. As demais edições, que ainda serão lançadas, vão abordar questões relativas a ecossistema, papéis e responsabilidades, plataformas e ações práticas para a implementação de futuros programas.


Governança de dados

Para a administração pública brasileira, a governança de dados é um conjunto de princípios, políticas, padrões, métricas e responsabilidades que permitem o alinhamento de estratégias, processos, pessoas, informações e uso de tecnologias. Tem como objetivo estruturar e administrar os ativos de dados a fim de promover, aprimorar e garantir efetividade de utilização, desenvolvendo políticas públicas e entrega de soluções e serviços.



FONTE: gov.br

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page